ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE

A orientação Psicológica online é reflexo de um tempo diferente, ou seja, a pessoa pode acordar hoje no Brasil e amanhã estar em uma reunião de negócios em outro continente, em Dubai, Xangai ou alguma cidade importante da África.

Ainda há aquelas pessoas que estão impossibilitadas de comparecer presencialmente a um consultório, seja por uma enfermidade que compromete sua locomoção, seja por estarem em lugares de difícil acesso e tantos outros motivos.

Seja pela distância, a violência urbana, a incompatibilidade de horário, a impossibilidade de locomoção, a viagem de negócios, a urgência da situação ou a diversidade cultural, a orientação online é uma alternativa que, embora não possa ser comparada a uma terapia tradicional, não pode ser negligenciada.

Como lidar, por exemplo, com uma crise de ansiedade na véspera de uma reunião de negócios que se realizará em outra cidade do outro lado do mundo, longe da própria cultura e com a impossibilidade de agendamento de uma sessão com um psicólogo presencial?

A psicologia reconhece “novos tempos” e oferta uma intervenção pautada pelo mesmo código de ética que norteia a pratica e atuação do profissional de psicologia.

Portanto, a psicologia online tem o intuito de permitir um alento para as dores da alma, que acontecem à revelia de fronteiras geográficas, das distâncias continentais, da conveniência do calendário ou da previsibilidade.

É fato que a orientação psicológica online não é terapia. Entretanto, apesar do caráter pontual, breve e imediato está em conformidade com novos tempos, que não  são mais como antes, como dito na letra da música de Gilberto Gil, “Parabolicamará”, que “Antes longe era distante”.

Hoje, o longe não é mais distante, assim como o virtual não é mais o oposto de real, como explica o filósofo Pierre Levy. É o uso da tecnologia para atuar em benefício do indivíduo e da sociedade, claro, em conformidade com o compromisso ético do “ser psicólogo”.

Marcos Bersam

Psicólogo

Crp 04/12182